O pensamento computacional pode ser definido como uma habilidade para resolver problemas e desafios de forma eficiente, assim como um computador o faria. Essa resolução pode ou não envolver equipamentos tecnológicos, mas a sua base é a exploração de forma criativa, crítica e estratégica dos domínios computacionais.
Esta atividade engloba vários tipos de atividades com vários níveis de dificuldade que podem ser feitos por crianças do pré- escolar até aos 7/8 anos.
- 2 quadros e 12 figuras para construir através de um código de quantidades e cores.
- 3 imagens para construir através de um código de quantidades e direções.
- 12 desafios para encontrar uma figura do quadro principal, através de direções.
- 5 desafios para descobrir uma imagem através de um código de quantidades e cores.
- 12 imagens em quadrículas para criar códigos de quantidades e cores.
- 6 imagens para criar códigos através de símbolos, pela ordem de acontecimentos e com níveis de dificuldade.
- Desafio do código binário.
O formato físico inclui quadrados coloridos e setas para apoio à realização de algumas atividades, as folhas são plastificadas e encadernadas.